terça-feira, março 06, 2012

Dia 13- Supere o desejo incontolável por comida

oi gente,
nem acredito que estou conseguindo postar todas tarefas aqui no bloguinho, o post de ontem foi programado, e esse de hoje também escrevo a noite e programo para ele entrar por volta da hora do almoço, já que não tenho como postar do trabalho.
Esqueci de falar meu momento de beleza de ontem foi massagem nos pés com o sérum da avon.

Vamos a tarefa do dia de hoje...
Segundo o livro os desejos acontecem nas primeiras semanas de dieta e com o passar do tempo sem consumir junk food, esses desejos vão diminuindo, assim espero!!!! Para que isso aconteça não podemos ceder a esses desejos...

A pior parte é quando vamos comer só um pedacinho e não paramos por aí e comemos muito mais que o simples pedacinho. Quanto mais você retarda a satisfação do desejo, aumenta a capacidade de tolerá=lo e a aumenta a sua autoconfiança que consegue suportá-lo. E assim cada vez mais seu desejio vai diminuindo e ele será menos intenso e emnos frequente no futuro. Bem isso é verdade e aconteceu comigo com a coca-cola zero. Os desejos começam a diminuir quando você decide que não vai, absolutamente, sair da dieta.


Para enfraquecer a intencidade dos desejos e reduzir sua frequência,
 você precisa parar de se entregar a eles

Como medir os desejos:
Seu próximo desejo pode aparecer hoje, amanhã ou ao longo de poucas semanas. Quando isso acontecer, eu gostaria que você preenchesse o Cartão de Desejos por Comida com as seguintes informações:
  •  A duração do desejo.
  •  O desconforto que lhe causa em uma escala de O a 10
  •  A técnica anti-desejos usada por você.
Quando preenchemos o cartão, descobrimos que nossos desejos não são tão dolorosos quanto haviamos previsto. Descobrimos também que, assim que nos convencemos que não vamos nos entregar e começamos a nos envolver em outras atividades, e os desejos desaparecem.


Cartão de Desejos por Comida
Use a escala de Desconforto (Dia 12), que você preencheu ontem, para ajudá-lo a avaliar quanto seus desejos incontroláveis de comer são realmente desconfortáveis
Dia/Hora



Desconforto



Duração



Técnicas Antidesejos Utilizadas



Dia/Hora



Desconforto



Duração



Técnicas Antidesejos Utilizadas




Como parte do treinamento para superar os desejos por comida, você irá preencher o Cartão de desejos por Comida. Antes disso, entretanto, você vai aprender as estratégias antidesejos, incluindo algumas técnicas cognitivo-comportamentais.

A parte emocionalmente dolorosa do desejo é a batalha que você trava contra ele.
Quando você começar a dizer a si mesmo, com total convicção, NÃO TENHO ESCOLHA, o desejo por comida irá diminuir.

ESTRATÉGIAS ANTIDESEJO

  • TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO MENTAL
Você pode tomar algumas atitudes para contrariar o seu próximo desejo. Os primeiros cinco passos ajudam a preparar sua programação mental, e devem ser usados sempre que um desejo aparecer:

1. Rotular. 
Diga para si mesmo: “Este sentimento e só um desejo. Ele é desconfortável e intenso, mas (como a fome) ele também não é uma emergência”.

2. Permanecer Firme. 
Diga a si mesmo que, absolutamente, você não irá comer o alimento que é motivo desse desejo. Lembre-se de que realmente não quer fortalecer seu “músculo de desistência” e enfraquecer o de “resistência”. Pergunte-se se valerá à pena ceder a esse prazer momentâneo de comer. Pense como o fato de ceder irá minar sua auto-confiança.

3. Não se permitir escolha. A parte emocionalmente dolorosa do desejo é a batalha que você trava contra ele. Quando você disser a si mesmo, com absoluta convicção, “NÃO TENHO ESCOLHA” e se envolver em uma atividade qualquer, o desejo irá diminuir. (Você lerá mais sobre isso no Dia 16).
O desejo não passará, no entanto, se você vacilar e dizer para si mesmo: “Isto é tão intenso, não sei se consigo suportar”: É claro que você consegue suportar! Pode ser desconfortável, mas nada de ruim vai acontecer se você resistir. Na realidade, durante alguns minutos, você se sentirá orgulhoso.

4. Imaginar o resultado de ceder. 
Vá em frente e pense em comer aquilo que está provocando esse desejo. Imagine esse alimento em sua boca.
Quantos segundos você levou para comer? Por quanto tempo sentiu prazer?
Agora visualize o resto do cenário - aquela parte da experiência na qual você não costuma pensar até que seja tarde demais.
Imagine-se fraco e fora de controle. Imagine-se chateado, desistindo e comendo cada vez mais, sentindo-se cada vez pior. Está se sentindo pesado, deprimido? Quando começar a se entristecer com estas imagens, lembre-se quantas vezes desistiu antes, quantas vezes prometeu que não faria mais isso e como se sentiu desacreditado.
Agora que já viu o cenário todo, o que lhe parece melhor: comer ou não comer?

5. Lembrar-se dos motivos que você tem para resistir aos desejos.
Leia o seu Cartão de Vantagens. Você não será capaz de obter maravilhosos benefícios de emagrecer se não conseguir superar os desejos.
Se você continuar a ceder, sempre estará correndo o risco de engordar. 

  • TECNICAS COMPORTAMENTAIS
Se você ainda estiver motivado a comer algo que não deveria depois de usar técnicas de programação mental, experimente quantas técnicas comportamentais você precisar:

1. Ficar longe do alimento que lhe provoca desejo.
Quando a visão ou o cheiro de um alimento desperta o desejo de consumi-lo, você pode guardá-lo onde não possa vê-lo ou se livrar dele (dar para alguém, jogar no lixo).
Se não for possível tirar o alimento de sua frente, então saia você da frente dele. Deixe o local, vá para outro aposento, vá ao banheiro (e leia seu Cartão de Enfrentamento) ou saia.

2. Beber um líquido com pouca ou nenhuma caloria.
A sede pode parecer fome e induzi-lo a comer. Pense em tomar um refrigerante, água com limão, sucos diluídos (se seu programa alimentar permitir), ou outra bebida de baixa caloria.

3. Relaxar. 
Você pode ensinar seu corpo a relaxar de muitas formas. Existem muitos CDs e livros com técnicas de relaxamento. Uma técnica simples consiste em prestar atenção em sua respiração: conte até quatro, vagarosamente, enquanto inspira e também quando expira. Faça respiração superficial; não deixe seu peito levantar e baixar. Espere e repita esse exercício pelos próximos três minutos. No final você estará mais calmo e controlando seus desejos.

4. Distrair-se. Você se lembra de quando uma distração natural interrompeu seu desejo e de como você ficou feliz, mais tarde, por não ter comido naquela hora?
O telefonema de um amigo, talvez o cachorro insistindo para passear, ou a visita do chefe para discutir algo com você.Quando acabou de realizar o que precisava, seu desejo havia acabado ou enfraquecido. Você havia focalizado a atenção em outra coisa.



Cartão de Atividades de Distração
Avalie cada distração em uma escala de 0 a 10 com “0”significando que esta atividade não ajuda em nada, e 10 que esta atividade ajuda completamente

Atividade de Distração
Efetividade (0 – 10)
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Escovar os dentes
Lixar as unhas
Reler parte deste livro
Telefonar para um amigo ou para seu técnico
Conversar com um vizinho ou colega
Ir a uma loja
Brincar com uma criança
Brincar com um animalzinho de estimação
Andar de bicicleta
Caminhar ou praticar exercícios
Ler ou escrever e-mail.
Tomar um banho ou uma chuveirada.
Fazer uma atividade artística
Montar um quebra-cabeças.
Tocar um instrumento musical.
Consertar o carro.
Trabalhar no jardim ou pátio.
Colocar fotografias no álbum.
Fazer uma tarefa doméstica (lavar ou passar)
Trocar lâmpadas.
Navegar pela internet (encontre coisas que você sempre quis ver e as salve para estas ocasiões)

Escreva aqui algumas técnicas de distração adicionais.
.................................................................................................. .....................................................................................................
..................................................................................................
...............................................................................................



É provável que no início você pense que precisa de uma distração muito forte para desviar sua atenção do alimento que deseja.

Muitas pessoas procuram se distrair vendo TV ou lendo. Descobri que na maior parte das vezes esse tipo de atividade não tem força suficiente para funcionar como técnica de distração.

Se para você elas dão certo, está bem. Mas existem inúmeras atividades que são potencialmente mais eficazes para distraí-lo no Cartão de Atividades de Distração.
Experimente tantas quanto puder e avalie, em uma escala de O a 10, a eficácia de cada uma na diminuição de seus desejos de comer.

Depois de experimentar inúmeras técnicas, faça uma lista das mais úteis e anote cada uma delas no seu caderno de dieta, começando com as mais eficazes. Vá ampliando a lista à medida que descubra outras possibilidades.

Os desejos diminuirão definitivamente, conforme será constatado quando você fizer a dieta e aprender a tolerá-los. Não é preciso entrar em guerra sempre que olhar para seus alimentos favoritos.

Será um alívio saber que você pode resistir a alimentos não planejados, mesmo que seu desejo seja intenso.
Bem por hoje é só, beijos e mais beijos



8 comentários:

  1. Aninha, to adorando vc poder compartilhar isso com agente, além de fixar isso, vc esta nos ajudando, ótimas dicas mesmo,bjos.

    ResponderExcluir
  2. Flor, preciso aprender esse treco de programar post...EU NÃO SEI!

    E eu concordo com esse negócio de que comer só um pouco faz cair em tentação. Eu prefiro abolir de vez porque eu nunca paro no pedacinho, tequinho e assim por diante...rssss

    Beijocas!
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá Aninha, amiga estou amando ver sua determinação, é exatasmente assim que se fala, e quanto a programar post, que legal que vc sabe, eu sou totalmente leiga nisso, rsrs beijossss.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Passei pra deixar um bj.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por vc ta se organizando tão bem...fikamos feliz em ver teu desemprenho... tamb gostamos dos produtos da avon...é bem relaxante msm..bjoks

    ResponderExcluir
  6. Hummmm, boas as dicas heim? Valeuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. Baixei o livro pense magro! Quero começar a ler o quanto antes! Muito obrigado pelas dicas e pela visitinha, grande beijo! http://diariofat.zip.net/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, tô precisando me livrar desses desejos dessas comidas fora de hora e principalmente das comidas 'erradas'.
    E viu, faz o video sim :) É taaaao divertido e aproxima mais a gente ! Eu to adorando fazer, hehehe.
    Uma otima quarta, beijao.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! volte sempre!