segunda-feira, agosto 22, 2011

Segundo dia da Nutirção Funcional

oi gente,
estou feliz! Comecei no domingo a dieta da nutricionista funcional, comi a sardinha na panela de pressão(Sardinha à Escabeche) depois coloco a foto e a receita.
Comprei o arroz integral cateto, que é menorzinho e a Linhaça dourada que eu achei que era ruim e acabou sendo boa. Tenho que comprar a semente e fazer a farinha em casa. Uma boa utilidade para meu processador que ganhei dos meus padrinhos de casamento.
A linhaça dourada tem várias utilidades entre elas o emagrecimento.

Em matéria publicada na revista Boa Forma, os benefícios da linhaça são destacados, entre eles suas propriedades funcionais e auxílio na perda de peso. O texto atribui este benefício à redução do apetite e regulação da função intestinal promovidos pela linhaça.

A linhaça é considerada um alimento funcional e reconhecida como uma das maiores fontes de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, possuindo ainda vários nutrientes como as fibras e os compostos fenólicos, conhecidos por exercerem atividade antioxidante. A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas, que tem sido cultivada há cerca de 4000 anos nos países mediterrâneos. É uma semente com várias aplicações, podendo ser usada como matéria-prima para produção de óleo e farelo. As sementes também são utilizadas no preparo de pães, bolos e biscoitos ou ainda misturada com alimentos.

Principais componentes da linhaça:

- É uma excelente fonte de fibras. Possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis.
- Rica em ácidos graxos essenciais, com elevado teor de lipídios (32 a 38%), sendo que destes 50 a 55% são do ácido graxo insaturado gama-linolênico (18:3n-3), pertencente à família ômega 3. Contém ainda ácido linoléico (da família ômega 6) e ácidos graxos monoinsaturados e saturados.
- Contém lignanas com importante ação fitoestrogênica (semelhante ao estrógeno) e antioxidante. Vale lembrar que esse composto é removido durante o processamento para a fabricação do óleo.

A linhaça é um alimento que apresenta então diversos nutrientes e compostos bioativos, fibras solúveis e vitamina E, correlacionados com a melhoria da qualidade de vida.

Os atuais conhecimentos sobre as propriedades antiinflamatórias, anti-trombogênicas e imunomoduladoras dos ácidos graxos ômega-3 datam preponderantemente da década de 1970, quando a dieta dos Esquimós da Groenlândia e de outras regiões no extremo norte do planeta começou a ser cientificamente estudada. Atualmente, a globalização e o efeito-estufa alcançou as zonas polares e até estes povos, hoje intitulados de Inuit, já padecem de síndrome metabólica e de coronariopatias. Entretanto seus índices ainda são baixos, e os ácidos graxos poliinsaturados de origem marinha continuam desempenhando um papel claramente protetor.

O ômega-3 vegetal, principalmente proveniente da linhaça dourada, que é sua fonte mais abundante, é acessível e econômico. Não possui gosto e odor tão penetrantes como o óleo de peixe, que muitos indivíduos rejeitam, impondo-se complexos procedimentos industriais para a desodorização e mascaramento do sabor.

As características da semente de linhaça dourada como alimento a posicionam melhor neste respeito que os agentes farmacológicos, sob todos os prismas incluindo custo, disponibilidade e tolerância. Contam-se já com estudos de suplementação de 12 semanas com 60 g de óleo de linhaça/ 36 g de ALA (equivalentes a 216 g de farinha de linhaça dourada por dia), com perfeita tolerância e sem efeitos adversos.

A dica então é de acrescentar na alimentação diária a linhaça, usufruindo de seus efeitos benéficos, permitindo um melhor funcionamento do organismo e uma vida mais saudável.

** Texto elaborado pela nutricionista Mayara Zagonel de Souza, aluna bolsista do curso de pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP Consultoria Nutricional/ Divisão Ensino e Pesquisa)


2 comentários:

  1. Oi Ana! Parabéns pela iniciativa. A nutrição funcional vai certamente ajudar seu corpo a funcionar melhor. Suas atitudes positivas também têm grande peso nesse processo! Continue firme e forte!

    ResponderExcluir
  2. Que legal encontrar uma nutricionista que realmente interessada em ajudar, que te dá atenção. Li alguma coisa sobre alimentos funcionais e gostei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! volte sempre!